4 Dicas para Escolher uma Barraca de Camping

Garantir que você está com equipamentos de qualidade é essencial para que sua experiência no campismo seja satisfatória e segura.

Neste artigo, iremos explorar os principais quesitos para analisar em uma barraca de camping e fazer a escolha certa.

Vamos desmistificar termos técnicos e dar dicas preciosas para que você possa ir à sua primeira aventura ao ar livre preparado da melhor forma. Que esta leitura ilumine seus caminhos e agregue valor à sua próxima viagem!

1. Observe a categoria da barraca

Quando se fala em barraca de camping, temos 3 categorias no mercado:

  • Três estações: são barracas leves e compactas, ideais para a maioria dos tipos de clima encontrados no Brasil, com certa resistência a ventos e chuvas.
  • Quatro estações: são barracas mais rústicas (e também mais pesadas), ideais para condições climáticas mais intensas. Elas são mais caras e podem ser encontradas em lojas especializadas.
  • Além desses dois tipos básicos, de acordo com as estações do ano, existem ainda opções mais específicas, como barracas para montanhas – ideais para você que planeja enfrentar até mesmo a neve, e barracas de verão, que são leves e ventiladas, mas não indicadas para dias chuvosos.

Por isso, antes de comprar sua barraca de camping, pense em qual categoria o uso que você pretende fazer dela se enquadra.

2. Escolha o peso ideal

Ao selecionar uma barraca, dois fatores cruciais devem ser levados em consideração: o número de pessoas que ela abrigará e as distâncias que serão percorridas. Caso ainda não esteja claro o motivo dessa reflexão, imagine fazer uma trilha de vários dias carregando uma mochila pesada nas costas. Rapidamente, você desejará se livrar de qualquer peso extra.

Com isso em mente, existem três categorias de barracas de camping, baseadas no peso:

  • Pequenas (para uma ou duas pessoas), pesando entre 0,5 a 1,5 kg;
  • Médias (para duas a três pessoas), com peso variando de 2 a 4 kg;
  • Grandes (para mais de três pessoas), pesando mais de 5 kg.

Lembre-se de um detalhe crucial: os fabricantes geralmente não consideram o equipamento que você pretende armazenar dentro da barraca.

Planeje bem quantas pessoas e quais equipamentos estarão na barraca antes de decidir qual escolher.

3. Verifique se a costura é selada

Aqueles pontos do tecido em que é feito a costura, os furinhos. Algumas barracas de camping não são seladas naqueles pontos, e isso permite a desagradável entrada de água.

Se você comprou ou pretende comprar uma assim, não é o fim do mundo: existe no mercado um selador líquido de silicone, que serve não só para tapar esses buraquinhos da barraca, como também para reforçar a costura da sua mochila.

Dois coelhos numa cajadada só! Afinal, você também não quer uma mochila mais pesada porque ela molhou.

4. Escolha a cor da barraca de camping

Achar que a cor da sua barraca é apenas uma questão de gosto pessoal é um erro. Imagine uma barraca verde, marrom ou cinza em um ambiente de vegetação espessa.Agora considere o que aconteceria em uma situação de resgate, com essas cores.

Escolha cores brilhantes: são mais fáceis de serem vistas à distância, garantindo que você não perca sua barraca de vista.

Essas cores permitem a entrada de mais luz durante o dia.

Conclusão

Esperamos que essas dicas e informações tenham sido úteis para ajudá-lo a escolher a melhor barraca de camping para suas aventuras ao ar livre.

Com esses quatro conselhos, você definitivamente está mais equipado para selecionar sua barraca de camping.

Se tiver mais sugestões, sinta-se à vontade para compartilhá-las nos comentários. Aqueles que estão começando a acampar vão agradecer.

Deixe um comentário