quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Crianças no IV Encontro dos Blogs Campistas

Tudo bem por ai barraqueiros?
Já estamos com saudades da barraca e vocês?
O post de hoje é bastante especial e foi escrito com muito carinho. Vamos conversar sobre as crianças no IV Encontro dos Blogs Campistas.
Desde o inicio da contagem os números indicavam que elas viriam com força total. E, apesar de estarem presentes desde o I Encontro, foi nesta edição que o número de campistas mirins realmente surpreendeu.
Para nós sabe o que significa?
1º - que o campismo estruturado e familiar está voltando aos bons tempos. As famílias estão retornando às barracas e isto tende a valorizar a prática;
2º - estamos criando toda uma geração de futuros campistas! A maioria desta crianças vivenciam a prática do campismo com tamanha alegria que certamente amanhã estarão com seus amigos e família pelos gramados à fora.
Para vocês terem ideia os pequenos somavam 36 crianças até 9 anos.
Como o público infanto-juvenil aumentou muito desde a última edição, achamos por bem criar uma programação onde eles estivessem envolvidos constantemente.
Algumas famílias conseguiram chegar antes e na quinta-feira a noite já haviam crianças espalhadas pelo camping.
Na companhia do Lucas e Jojô aprendemos a fazer casinhas de formigas, enquanto a Tereza e o Kobaia montavam a T6.2.
Depois disso eles marcaram presença na noite do pastel, enquanto comiam e brincavam de esconde-esconde com o Pietro.


Sexta pela manhã capturamos uma cena deliciosa, crianças brincando como crianças. Nada de televisão, computador, tablet ou vídeo games. Nossos pequenos aventureiros estavam brincando na lama... e como parecia gostoso!



Depois de brincar e se sujar bastante foi a hora do banho na pia e quanto tempo fazia que não víamos esta cena.


Levante a mão o adulto que não experimentou isso. Tomávamos banho no tanque, de mangueira e de bacia, andávamos descalço e sobrevivemos saudavelmente e com lindas lembranças. Então foi super prazeroso observar estas crianças brincando livremente. Um dos muitos benefícios do campismo, afinal se sujar faz bem!
E ajudar também, assim o Pietro do Trips partiu junto com o Pedro e o Tih para pendurar as faixas.

Porque criança também gosta de participar, não é mesmo Dudu e Isa?

E campista mirim também colabora na montagem da tralha né Tiago?

E gosta também de subir em árvores e fingir que são macaquinhas filhotes né Malu e Amanda?

Ou de serem livres para escavar o solo e fazer suas próprias descobertas.

Tudo isso e o Encontro nem tinha começado oficialmente ;)
Com tanta energia e disposição nossa intenção era que eles tivessem atividades o máximo de tempo possível, assim nasceu a ideia do Cine Pipoca na primeira noite e você pode conferir tudo o que rolou aqui.
Para o sábado havíamos programado caça ao tesouro, queimada e um jogo de futebol caso tivessem interessados, mas para nossa surpresa o Camping Fazenda das Pedras colocou a nossa disposição um monitor de recreação, o Arara.


E vamos combinar nada como um profissional nestas horas. O simpático Arara arrebanhou a molecada primeiro para um jogo de futebol no campo.

Logo em seguida era a hora da caça ao tesouro, mas os pequenos queriam mesmo ir para as piscinas, e como eles estavam no comando, lá foi o super Arara com seu pequeno exército de campistas kids rumo à piscina grande, onde rolou uma brincadeira no toboágua. As crianças brincaram a tarde toda nas piscinas.









Alguns brincaram tanto que acabaram dormindo...


As 17:00 horas o Arara se despediu de todos e encerrou se turno. Mas os pequenos incansáveis queriam mais...
Então era hora da Lys, do Camping com Crianças, entrar em ação. Conforme combinado ela trouxe litros de tinta caseira enquanto o Luciano, do Família do Pitoco, trouxe metros de papel kraft.
O resultado foi fantástico, as crianças pintaram o sete literalmente, além de se pintarem. Deem uma olhada nestas imagens e me digam se vocês acham que elas estavam felizes?! Rolou até guerra de tinta dos adultos no final, sinal de que a alegria era contagiante!



























Se você gostou da ideia, a receita da tinta você encontra aqui.
Com o cair da noite e o churras coletivo chegando nossos artistas foram levados ao banho, que mais parecia um lava rápido de crianças. Elas entravam azul, verde e rosa e saiam limpinhas e prontas para continuar festejando.
A hora do churras e do sorteio chegou. Nem bem montamos a mesa de distribuição dos números e ela foi rodeada de crianças entusiasmadas. A cena mais linda foi o pequeno Felipe, me pedindo uma cartela de bingo. Ainda de chupeta na boca e com cara de anjinho me pediu: Qué joga bingo. Pronto quase chorei!
Enquanto os maiores estavam eufóricos, os menores ganharam lápis de cor,giz de cera e desenhos para colorir. Ali eles permaneceram sob olhar atento dos pais e dos voluntários, integrados a festa, mas com uma atividade compatível.








Totalmente a vontade eles vivenciaram a festa à sua maneira.
Acompanharam a música e até dançaram.
Participaram dos sorteios juntos dos pais.
E brincaram livremente.










E trouxeram sorte à família, pois não esqueçam que foi uma criança  quem representava a família vencedora do bingo. Afinal a querida Maithê tem apenas 12 aninhos e arrematou para a família Kapor a Quechua T6.2XLAIR.
Esgotados de tanto brincar, nossos pequenos campistas foram pegando no sono e assim encerraram o segundo dia de Encontro.



Domingo amanheceu ensolarado e os pequenos trataram de aproveitar a piscina ou visitar a fazendinha do camping.


A hora de dizer tchau chegou e nossos campistas mirins partiram com suas famílias para casa.
Tenho certeza de que o encontro foi inesquecível para eles tanto quanto foi para nós, e que quando adultos carregarão consigo este tipo de campismo, com respeito, educação e diversão!
Abraços à todos.
Camy&Podinhas

15 comentários:

  1. Lindo , muito bom ver nossos filhos se divertindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada Gera, concordo com você é uma delícia ver as crianças se divertindo no camping. Me traz uma incrível sensação de paz e a certeza de que estamos no caminho certo :)

      Excluir
  2. A criançada colocou terror no camping.
    Muito bom ver os pequenos se divertindo da maneira mais natural possivel.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Edu, diversão saudável e assistida ;)

      Excluir
  3. Lindos de viver!
    Só gente bonita e feliz!
    Prova de que: "Acampar faz bem a saúde emocional dos pequenos e dos marmanjos."

    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Meire.
      Sem dúvida acampar faz bem para nossa alma :)

      Excluir
  4. Sensacional! A criançada se divertiu pra valer!
    Ótimo post Podinha!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom !!! vendo tantas crianças felizes percebemos que estamos no caminho certo, essas sim vão ter historias para contar ao seus amigos quando forem adultas. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria o antigo comercial o que você vai contar para os seus netos... sem dúvida essa turminha terá lindas recordações para compartilhar :)
      Abraços
      Camy&Podinhas

      Excluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!