sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Risoto Natalino

Salve campistas!
Como vão as acampadas de verão?
Como prometido estou postando a receita do Risoto de Gorgonzola com castanhas de caju, prato principal do nosso primeiro natal na barraca.
A receita original é de gorgonzola com pistache, e foi criada pela querida Dani, do blog culinário Cozinha Travessa.
Como não encontramos pistaches em Monte Verde, a solução encontrada foi substituí-los por castanhas de caju.
Abaixo transcrevo a receita da Dani, com nossas adaptações:
Ingredientes

· 2 xícaras de chá cheias de arroz arbóreo por pessoas (receita para 4 pessoas)
· 1 xícara de chá de castanhas de caju sem sal e triturados
· 1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal + 1/2 colher para finalizar (tivemos que adaptar com a margarina mesmo, não dá o mesmo brilho na hora de finalizar, mas serviu ao propósito)
· 1 1/2 de caldo de legumes (1 1/2 de água quente + 2 tabletes ou 3 sachês de caldo de legumes)
· 1 cebola pequena picadinha
· 1/2 taça de vinho branco
· 150 gramas de queijo gorgonzola
Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe fritar, aumente o fogo e acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Nota da Tia Camy: o vinho branco deve ser seco, não vale usar aquele vinho branco licoroso que veio na cesta de Natal da empresa e que ninguém quis beber!
Etapa 2
Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando. Acrescente o queijo gorgonzola picado em pedaços e mexa para ele derreter. Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
Nota da Tia Camy: vá provando o sabor do gorgonzola conforme ele vai sendo incorporado ao arroz, a quantidade sugerida pela Dani é de 150 gramas, mas a galera da Podinha (amante deste queijo) prefere um sabor um pouco mais marcante, sem no entanto ficar forte!
Etapa 3
O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela,. Acrescente agora a castanha de caju triturada com a ajuda de um socador. Não é pra virar um farelo, precisa ter uns pedacinhos maiores pra ficar bonito. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Eu não coloquei, por causa do gorgonzola e do caldo. Desligue o fogo e adicione a 1/2 colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente, porque risoto é assim, acabou de fazer, tem que comer.

Nota da Tia Camy: procure seguir a medida de arroz arbóreo especificado na receita, este arroz cresce bastante enchendo a panela.
O prato agradou a galera e fez bonito na nossa ceia de Natal. Pra quem gosta de cozinhar na barraca é uma ótima pedida!
Espero que vocês gostem!!!
Abraços e bom apetite.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Como vai Reynaldo!
      Definitivamente bom é uma palavra que descreve bem rs!
      Abraços
      Camy

      Excluir
  2. Que delicia, adoro gorgonzola e castanha de caju!
    Ctrl + D e já foi para o Favoritos/Livro de receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem com vocês casal?
      Pra quem gosta de gorgonzola e castanhas este risoto é um prato perfeito!
      Abraços
      Camy & Podinhas

      Excluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!