quarta-feira, 16 de março de 2011

Barracas Gigantes

O brasileiro ainda está engatinhando na prática do campismo e só nos últimos tempos percebemos que o mercado estrangeiro passou a nos ver como potenciais consumidores. Além isso houve nas últimas décadas uma modificação significativa nos materiais e formas das barracas.
Se analisarmos bem veremos que nas décadas de 70/80 os campings eram dominados por barracas imensas, de estrutura em aço, extremamente pesadas e de difícil transporte.
Talvez por serem tão grandiosas essas preciosidades foram sendo consideradas verdadeiros elefantes brancos e substituídas por barracas iglus.
Quando o Nizi e a Lily começaram a acampar eram comuns duas situações: pessoas que improvisavam “barracas” esticando uma lona amarrada por cordas ou as barracas gigantes (também conhecidas como barraca bangalô).
Os fundadores da Podinha acampavam com uma barraca Santo André de 2 quartos mais avancê (varanda), como o avancê era fechado a barraca comportava além das 6 pessoas nos quartos mais 4 na varanda. Era comum na época acampar com turmas imensas e dividir a barraca, ou então, levar a família como a maioria já viu nas fotos do Luiz e da Joana, no site O Campista.
As barracas, por vezes, tinham suas partes distribuídas por vários carros ou transportadas em racks.
Aos poucos foram surgindo as barracas iglus tão populares no país. Menores, mais leves e mais práticas de montar conquistaram os corações dos brazucas, que aos poucos foram esquecendo das grandes barracas. Acampar com as gigantonas era coisa de “velho”, estavam ultrapassadas, totalmente fora de moda!
Mas quem estava acostumado a ter o espaço e conforto das barracas bangalô conseguiria acampar numa igluzinha? Difícil!
Então, talvez seguindo uma linha vintage rs, as grandes marcas européias seguidas das americanas começam a invadir o mercado verde/amarelo com as chamadas barracas de acampamento base. As grandes barracas retornavam ao mercado campista reformuladas. Mais leves, de montagem mais prática e menos volumosas chamaram atenção.
Aos poucos vem ganhando força e se destacando nos campings (também com aquele tamanho todo rs)... mais uma vez o público brasileiro vai se encantando com suas possibilidades, já que a barraca iglu serve apenas para dormir enquanto a barraca bangalô surge como um abrigo mais completo, possibilitando uma vivência diferente na barraca.
Pais campistas podem novamente dividir a barraca com seus filhos sem aperto e em muitos casos as tendas/ gazebos são dispensadas, pois a barraca proporciona um espacinho extra.
Além de permitir uma coisa ótima: ficar em pé dentro da barraca (algumas iglus também possibilitam isso), porque vamos combinar que não há nada mais chato que entrar engatinhando e ter que se trocar praticamente deitado!
Perfeita para acampamentos mais longos ou em família as grandes barracas de hoje são totalmente bem vindas!
E você o que acha dessas barracas?
Deixe seu comentário!

9 comentários:

  1. Nós Voadores
    Simplesmente adoramos
    Viva as grandes barracas!!!
    e também as pequenas...
    Pois no final o que vale
    é passar bons momentos com
    a família e amigos

    ResponderExcluir
  2. Ufa! Barraca Grande é bem vinda...

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos, Aqui é a Familia Indaiatuba, somos leitores constantes aqui do Blog e também dos meninos da Barraca Voadora, acabamos de ler o recado que deixaram la no Blog Voador, muito obrigado de verdade, pelo carinho em ter nos convidado, quem sabe não consigamos ir ao encontro, ..com relação as grandes barracas, kkk, também somos fãs delas, estamos ainda nos estudos: Ou a t6.2 como a de vocês, ou a t4.1, quem também curtimos muito, vamos ver teremos novidades em breve e contaremos pra vocês. Abração a toda trupe - Familia Indaiatuba.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lisandro!
    Realmente as barracas grandes são super bem vindas, pois facilitam e muito a vida de quem acampa em família!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Família Indaiatuba!
    Salve Flávio!
    Sejam bem vindos aos comentários da Podinha... fiquem a vontade para interargir com o pessoal!
    Quanto ao convite para a acampada coletiva, esperamos que vocês consigam se organizar e comparecer, aos poucos a galera vai confirmando e pelo que já percebemos vamos conseguir juntar um pessoal bem legal!
    Quanto a dúvida entre as duas grandonas leve em consideração a quantidade de pessoas e que os filhos crescem e querem um pouco de privacidade, e já que essas barracas duram décadas não pense apenas enquanto eles são pequenos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. KKKKK....ai ..ai ..ai, Cada Hora que falamos com os amigos Bloqueiros Campistas essas dúvidas vem pra gente, conversamos bastante com os amigos Voadores e eles que possuiam a t4.1 migraram para a Grandona como vocÊs sabem, quase fechamos com a t4.1 e por uma série de motivos não efetivamos a compra, e pelo visto não sera facil tomar esse caminho kkkkk, realmente os filhos crecem a uma velocidade assutadora, a nossa baixinha ja esta com 4 anihos, parece que foi outro dia...bom vamos nos falando assim aue nos definirmos contamos a vocês - Abçs

    ResponderExcluir
  7. Flávio
    Dê uma olhada no modelo t 4.2 Dome, que está saindo de linha e só encontrei por acaso na Decathlon da Praia Grande
    http://www.decathlon.com.br/BR/t4-2-dome-173457714/
    Ela é um pouco menor que a t6.2, mas proporciona privacidade para o casal e para a pequena!
    O preço também está bem atraente e acho que vale o passeio até a loja!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ai..Ai..AI, mais uma pra lista?? - eita nóis, bem, na Decathlon de Campinas logo na entrada da loja tem uma série de barracas montadas, somente a T6.2 esta montada dentro da loja, e tem uma destas lá, mas o engraçado é que no demonstrativo que li consta apenas um quarto, porém a que esta montada em Campinas tem dois quartos, igual t4.2xl air, dos meninos voadores! ..kkkkk, eu sei lá ja não entendo mais nada, de toda forma eu mesmo ja estou aderindo a t6.2, ja estou acostumado a carregar peso e tralhas, de modo que quando peguei a bolsa na mão, nem achei assim tão pesada! querido abraços a vocês todos, obrigado pelas dicas e atenção.

    ResponderExcluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!