sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Por que acampamos?

Perguntinha difícil de responder.
A primeira vista parece bastante simples, pra não dizer óbvio, mas tente colocar em palavras suas reais motivações... é parece que não é tão fácil assim!
É bastante comum, nossos amigos não-campistas questionarem nossa escolha, pois, para muitos, é apenas uma opção paralela de hospedagem. Então, perguntas do tipo por que uma barraca se você pode estar em um hotel com arrumadeira e serviço de quarto? ... por que você prefere o desconforto do camping se no mesmo lugar tem chalés para alugar? Os questionamentos não param por ai, e você amigo barraqueiro sabe que muita gente não entende nossa paixão pelo campismo. Foi depois de um desses “interrogatórios” que comecei a analisar minhas verdadeiras razões... Por que eu acampo? Por que... não sei, esta é a verdade.
Acampamos porque nossas almas sentem falta disso e após certo tempo longe começam a implorar por barraca, pernilongos e noites frias.
Porque, do nada, vai dando um “comichão” e aquela vontade de acampar vai aumentando e tornando quase incontrolável.
Porque poucas coisas na vida são mais divertidas, construtivas e edificantes que o campismo. Você aprende a ser solidário, prestativo, educado, sem contar a religação que temos com a natureza. Você aprende pelo cheiro da terra, pelo pio do pássaro se a chuva está próxima ou se o frio será mais intenso. Você olha pro céu e realmente o vê, pois ali em meio a natureza poucas ou nenhuma são as luzes que ofuscam as estrelas.
Por que acampamos? Porque é perfeito e saudável acordar com o sol te “avisando” que já está quente o bastante pra começar o seu dia. Porque é delicioso abrir a barraca e “sentir” tudo ao seu redor... não há dor de cabeça ou mau humor que resista.
Porque acampamos? Porque conhecemos lugares lindos e pessoas marcantes que fora da “zona de conforto” das grandes cidades de pedra se tornam mais receptivas.
Por que acampamos? Porque inconscientemente eu me ligo aos meus antepassados que levavam uma vida mais simples junto à natureza, porém, mais plena em todos os sentidos.
Por que acampamos? Porque me sinto imensamente feliz carregando o carro com quilos de equipamentos, pra “brincar de casinha” em algum quintal por este imenso Brasil e assim deixo minha criança interior tão feliz quanto meu “eu” adulto.
Por que acampamos? Sei lá... os motivos e razões não pertencem ao mundo da diversão e prazer, eles pertencem ao mundo regrado que vivemos dia após dia.
Porque acampamos? Pra fugir da rotina abarrotada de racionalidade. E assim me enfio na minha barraca pra brincar, rir e me divertir sem precisar dar explicações!
E você, por que acampa???

10 comentários:

  1. Excelente texto, acampar pra nós é praticamente um ritual, temos paixão por acampar. Engraçando que tudo remete a acampar, quando vamos passear em algum lugar que seja pra voltar no mesmo dia, sempre surgi - Oh ali era um lugar bom pra acampar !!!. Quando vamos visitar alguém no interior, levamos nossa barraca. Quando a gente está voltando de um acampamento, já estamos programando pra onde vamos a próxima vez.
    Acampar como vc disse faz a gente estar em contato direto com a natureza, torna as pessoas sociáveis, cria amizades, ajuda e é ajudado pelo próximo.
    Fora as história que a gente trás dos acampamentos, rsrs, hilárias !!!!

    Sou suspeito em falar mas recomendo quem nunca acampou a experimentar, e vai entender o espírito campista.

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Saudações da Podinha aos amigos campistas rs.
    Sempre muito bom logar no blog e ver os comentários de vocês!
    Vamos ver se finalmente em 2011 conseguimos sair do universo virtual e marcar uma acampada com o pessoal... uma acampada dos blogueiros campistas rs!
    Grande abraço aos dois e mais uma vez obrigada pela presença e incentivo!!!

    ResponderExcluir
  3. Opa combinarmos de acampar ?? Gostei da idéia !!!rsrs

    ResponderExcluir
  4. Com certeza!
    Podemos agitar um camping maneiro!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso ai dois rs... vamos unir os blogs numa acampada!

    ResponderExcluir
  6. Que texto incrível!!! vc conseguiu traduzir nossos sentimentos!!!
    posso publica-lo com os devidos créditos?
    Abraço, Laupa e Ed

    ResponderExcluir
  7. Olá Laupa e Ed!
    Sejam bem vindos ao blog, fiquem a vontade para dividir seus comentários.
    Quanto ao texto, agradeço o elogio e informo que pode divulgar sim, só não esquece de avisar aqui onde foi postado!
    Obrigada.
    Camy

    ResponderExcluir
  8. Publicado espero que gostem!!!
    Um abraço Laupa e Edson.
    http://artemusicaimagens.blogspot.com/2011/07/por-que-acampamos-por-podinha-camping.html

    ResponderExcluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!