domingo, 7 de novembro de 2010

Campistas x Dormidores de Barraca

Se você tem o hábito de acampar, provavelmente já deve ter avistado indivíduos pertencentes a estas duas espécies, que por frequentarem o mesmo habitat acabam por se confundir. E, se você freqüenta campings, mais do que reconhece-los, você descobrirá que faz parte de uma destas famílias.
Para que você compreenda as diferenças e semelhanças, vamos explicar o que são estas espécies sob nosso ponto de vista.
Dormidores de barraca é como a Podinha, costuma chamar aquelas pessoas que se acham campistas, porém, talvez por não compreenderem o que isto significa, acabam adotando uma postura incompatível com a prática.
Não se engane ao pensar que estas pessoas acampam apenas com uma barraquinha ou são inexperientes. Muitos deles têm suas tralhas de camping completas e acampam a anos, porém, não perceberam que acampar é bem mais que dormir em uma barraca e cozinhar ao ar livre.
Já o verdadeiro campista zela por características que ultrapassam barreiras físicas e passam a fazer parte das características comportamentais. Ser campista nem sempre é sinônimo de equipamentos de ultima geração, mas é, sem dúvidas, sinônimo de respeito a natureza e ao próximo.
Não pretendemos ditar regras de conduta, mesmo porque não nos caberia este papel. Aliado ao fato de que o campismo para nós e para a grande maioria é um lazer, ou seja, uma ocupação a qual nos entregamos de livre vontade, seja para repousar, divertir-se ou socializar-se.
Sabemos que se trata de um assunto polêmico, onde a cultura e a educação das pessoas acabam por influenciar a conduta.
Sabemos que o que incomoda a um, pode não incomodar a outro.
Com isso em mente, iremos escrever uma série de postagens abordando atitudes positivas e negativas do cotidiano campista, sempre que possível acompanhadas de relatos.
Batizamos estes artigos de “Etiqueta Campista”, já que pretende ajudar o relacionamento entre os campistas, porém, sem convencionar normas. A única regra que sugerimos aos adeptos da vida de caracol é: BOM SENSO, afinal qualquer interação social onde ele esteja presente deve ser bem sucedida!
Aguardamos seus comentários!
Abraços campistas.

2 comentários:

  1. Ótimo texto, como é um ambiente coletivo o bom senso tem que prevalecer.

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Geovane
    Bom senso é um tempero indispensável a socialização, isso sem falar no respeito!
    Abraços e obrigada pela visita

    ResponderExcluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!