terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fogueiras

 A tradição de sentar-se ao redor de fogueiras e compartilhar bons momentos está presente em diversas sociedades e civilizações desde que o homem aprendeu a “produzir” fogo.
Como todos que acompanham o blog já sabem ou perceberam, nós da Podinha fazemos uso apenas de camping estruturado (nada contra quem pratica camping selvagem, só não é nossa praia).
Uma triste constatação neste tipo de camping é que a grande maioria proíbe totalmente as nossas queridas e acolhedoras fogueiras.
Todos sabemos do perigo de se manter focos de fogo próximo as barracas, já que estas são em sua maioria confeccionadas em nylon, material facilmente inflamável. Também entendemos os cuidados dos campings com as áreas verdes e o receio de que incêndios ocorram por descuido.
Mas isto é motivo para banir nossas amigas fogueiras?
Existem formas de acendê-las sem causar prejuízos?
Em maio, Camy e Panqueca, acenderam sua fogueira dentro de uma churrasqueira. Gravetos, lenha e folhas secas de eucalipto foram colocadas dentro da churrasqueira, que por sua vez foi mantida a uma distância razoável da barraca, para que o calor ou faíscas não pudessem danificar o material. 
Em setembro, eles aproveitaram um final de semana e armaram uma fogueira por lá. Desta vez, ao invés de uma churrasqueira eles aproveitaram uma área cimentada. Mais uma vez mantiveram distância da barraca e da vegetação.
Assim, em ambos os casos, não danificaram o gramado da área de barracas e não correram o risco do fogo se alastrar provocando incêndios.
Passaram bons momentos em volta do fogo, conversando, bebendo vinho e jogando baralho.
Então registramos uma sugestão para os administradores de campings: que tal a criação de áreas de fogueiras?
Nos parques de campismos nos Estados Unidos isto é bem popular. Grandes círculos de metal (pedaços cortados de tonéis de aço) são enterrados e pedras são colocadas ao redor, assim você utiliza a mais próxima de sua barraca e faz sua fogueira sem causar prejuízos financeiros e ecológicos.
 
 
No Camping Pedra Grande em Atibaia encontramos um destes locais já com bancos, propiciando uma boa roda de violão ou de histórias.
E você gosta de acender fogueiras?
Abraços campistas.




4 comentários:

  1. Realmente as fogueiras fazem parte de um bom acamp né!
    Ainda mais com um violão! hehehe
    Também acho que seria muito bacana se alguns campings tivessem essas ideias! São coisas que nós campistas podemos sugerir quando acampamos!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Tih, cabe a nós campistas sugerir aos campings o que achamos interessante.
    Mesmo porque acampamento sem fogueira não é a mesma coisa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela sugestão, vamos conversar sobre essa ideia aqui no camping. Até breve, família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso problema, além do perigo e de usarem a nossa lenha que compramos para aquecer a piscina, é que acaba com o gramado!

      Excluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!