sexta-feira, 25 de junho de 2010

Itu - Camping Chapéu de Sol

Este Camping é sempre muito bem recomendado por diversos blogueiros e orkuteiros, e nós assíduos freqüentadores dos campings de Itu ainda não conhecíamos, mas estávamos decididos a reverter esta situação.
Antes de sair de casa fizemos algumas pesquisas na net e descobri que o Camping possuía piscina aquecida, o que é um grande ponto favorável nestes dias de Outono. Outro ponto positivo é que o camping fica aberto durante a semana.
Então, mal retornamos de Brotas, já estávamos com as tralhas prontas e na estrada para Itu. A viagem até Itu é curtinha e já bastante conhecida de todos nós. Chegamos no Camping Chapéu de Sol por volta das 19:00 horas.
RECEPÇÃO
A recepção fica aberta todos os dias até as 23:00 horas.
Na chegada preenchemos a ficha e a funcionária nos mostrou em um mapa as áreas disponíveis e nos deu um número a ser pendurado na barraca.
Uma grande vantagem do camping é que o pagamento pode ser efetuado com cartões.
Assim partimos para a montagem de mais um acampamento.
ÁREA DE BARRACAS
Por indicação da funcionária acampamos na primeira área de barraca, bem ao lado da quadra de tênis. Aparentemente é a área mais plana e bem iluminada.
Fora ela havia no camping mais 2 áreas, mas ambas estavam em mal estado de conservação. A área do lago aparentemente está desativada, pois a porteira estava fechada, o mato alto e havia cavalos pastando por lá. Além disso, o banheiro mais próximo do lago não é muito perto.
A área escolhida por nós é mista, existindo partes planas e declives. Algumas árvores de raízes grandes impedem a montagem das barracas em determinados pontos.
O local disponível para montagem de barracas não é dos maiores que já vimos.
Existem diversas lixeiras colocadas na área de barraca, lembre-se de sempre depositar seu lixo em uma delas!
VOLTAGEM
Em todo o camping a voltagem é 220 V.
Se estiver pensando em acampar lá, vale um lembrete: os pontos de energia não ficam instalados apenas nos postes, procure também nas árvores maiores!
Leve sempre sua extensão!
BANHEIROS
Talvez o pior aspecto do camping tenha sido este!
Calma, vamos explicar.
O banheiro existente nesta área de barracas que escolhemos são de uso misto. Isso mesmo, uso misto. Mulheres e homens usam os mesmos sanitários e chuveiros!
São 6 portas, onde 3 correspondem aos sanitários e 2 aos chuveiros. Como acampamos totalmente fora da alta temporada e durante a semana (onde a freqüência de campista é relativamente menor) pudemos utilizar as instalações dos banheiros com total liberdade, agora, imaginem esta pequena estrutura durante um feriado prolongado (carnaval, ano novo) onde os campings costumam lotar!
Já li um relato em outro blog, provavelmente o Camping Total (não tenho certeza) onde ele relata seu carnaval neste local e cita que os banheiros eram realmente insuficientes.
Outra coisa que notei é que durante toda a semana em que estivemos lá a limpeza só foi realizada na sexta-feira, quando todos os funcionários começaram a se mobilizar para receber os clientes do final de semana. Sinceramente a impressão que nos passou é de que estes clientes de final de semana são melhores tratados do que nós campistas de semana!
Além deste banheiro próximo a área de camping, existe um outro, bem maior cuja parte feminina é separada da masculina, porém, fica próximo a área de lazer, bem longe da área de barracas.
LAVA LOUÇAS
É um conjunto com 5 pias, situado bem no centro da área de barracas.
É coberto e possui iluminação.
Mas o que mais chama a atenção infelizmente é o seu péssimo estado de conservação. Apesar de estarem sempre limpos, existe um vazamento na parede, que além de dar um aspecto horrível ao local ajuda a formar poças d’água embaixo das pias. Resultado: lave louças de calças, caso contrário os insetos farão um banquete em suas pernas!

ESTACIONAMENTO
A área de barracas é cercada, portanto, seu carro não poderá ficar próximo a sua barraca.
Mas, ao menos, fica bem em frente, assim você consegue ficar de olho nele.
O ruim é que, como em alguns campings, você terá que fazer várias viagens até seu carro pra descarregar tudo!
Outro aspecto é que existe uma baia (um recuo na estradinha do camping) bem em frente a área de barracas onde os carros devem ser estacionados. Porém, devem caber apenas uns 4 automóveis ali, o restante deve ser estacionado do lado esquerdo na estrada mesmo!
LAZER
Sem dúvida o melhor aspecto do camping é quanto a área de lazer.
Pra quem curti uma bola tem quadra poliesportiva (até com tabela de basquete, coisa rara) e quadra de tênis (muito bem conservada).
Agora se você prefere algo mais molhado tem 2 piscinas (adulto) grandes e 1 pequena com o maravilhoso benefício do aquecimento (e ainda fica aberta até as 22:00 hrs).



Curti um friozinho na barriga? Então aproveita os dois toboáguas!
Tem parquinho e piscina infantil pros pequeninos.
Ta afim de dá um trato na pele? Então pronto, tem sauna também.
Rola até um Paintball por lá!
Agora, nunca vi um salão de jogos (em camping) tão bem abastecido... pra enlouquecer a molecada e os não tão moleques rs (adoramos uma sinuquinha)!
EXTRAS
Deu vontade de comer alguma coisa diferente? Não tem problema!
O camping tem uma belo restaurante e uma lanchonete!
ARREDORES
O camping fica logo na entrada de Itu, pertíssimo do Shopping e do Hipermercado Extra, então se faltar alguma coisa você não precisa ficar desesperado!
Além disso, você está bem perto de vários comércios do centro de Itu.
Uma dica: se deixar pra fazer a compra de mantimentos na cidade procure o Supermercado Paulistão (é excelente e tem ótimos preços)!
Na recepção do Camping você encontra alguns panfletos com roteiros turísticos da cidade e região, aproveite e vá conhecer!

Se você já acampou no Chapéu de Sol ou pretende passar por lá, deixe seu comentário!
Abraços

2 comentários:

  1. Gostei da forma bem detalhada com que descreve o camping. Acampamos nele no feriadão de Corpus Christi, tinha umas 10 barracas apenas. O banheiro próximo à quadra de tênis permaneceu limpo e suficiente mas com o camping mais cheio o jeito será se deslocar para o maior, e mais distante.
    Tirando isso, ainda considero um bom camping, um dos mais tranquilos que conhecemos em Itu e com boas opções de lazer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz
    É um prazer ter vc aqui no nosso blog! Foi seu site que inspirou ele rs.
    Já ouvi vários comentários sobre dias mais lotados no Chapéu de Sol em que as coisas ficam um pouquinho mais difíceis. Mas de qualquer forma é um bom lugar para se acampar, ao menos fora de temporada, é bastante tranquilo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Você já sabe o que eu penso sobre isso, agora é sua vez de deixar sua opinião... deixa de ser tímido, escreve ai, afinal todo mundo gosta de uma conversa, mesmo que virtual!